O que é Dark Data (Dados Escuros)

Qual a função do Dark Data no mundo tecnológico de hoje


  O que é dark data? Dark data são aqueles dados que a empresa nem sabe que existem. São informações comerciais, judiciais, por exemplo, coletadas, processadas e armazenadas durante atividades regulares, mas que geralmente não são usadas para outros fins (por exemplo, análises, relações comerciais e monetização direta) e muitas vezes compreendem a maioria dos ativos de informações das organizações. Armazenar e proteger esses dados significa mais despesa (e às vezes maior risco) do que valor.

  Na verdade, segundo uma pesquisa da Access, mesmo entre arquivos puramente digitais, de 70% a 80% das informações são na verdade arquivos ROT (redundantes, obsoletos ou triviais). Portanto, apenas 20 a 30% de suas informações são um registro ativo – algo que você precisará manter como referência ou como um arquivo de trabalho.

  Assim, grande parte – se não a maioria – das informações que sua organização armazena pode ser chamada de dark data. Isso ocorre porque, por mais úteis que sejam os dados, a maioria das informações que costumamos ter é simplesmente uma garantia, pois sentimos a necessidade de armazená-las caso seja necessário provar que algo ocorreu no passado, mas são quase totalmente obsoletas para qualquer outro uso.

  Estima-se que para 2030 mais de 90% dos dados serão não estruturados e esta explosão de dados, vai superar a capacidade humana em utilizá-los.

  O acelerador de partículas atômicas (Large Hadron Collider) da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o maior do mundo, gerando 25GB de dados por segundo. A maior parte destes dados tem de ser descartada pois o volume é tão grande que invalidaria seu armazenamento e tempo hábil para análise.

  Deep Web é um termo para se referir à dados na Web que não são acessados e indexados pela Google, e, portanto não estão publicamente acessíveis. Acredita-se que sejam 500 vezes maior do que toda a Internet. Eles são Dark Data.

Saiba mais:

https://skymonitor.com/pt/o-que-e-dark-data/


Henrique, Edson - 2021

Comentários

Postagens mais visitadas