Como a tecnologia ajuda os deficientes no dia-a-dia.
Todos nós sabemos que a tecnologia está fazendo cada vez mais parte da nossa vida, ou seja, do cotidiano... E principalmente para as pessoas deficientes, onde não só possibilitaram uma melhor condição de vida na rotina dessas pessoas como também aumentaram a expectativa de vida dos mesmos. E pelo visto isso não vai parar por aqui, pois a cada dia que passa a tecnologia sempre evolui nos trazendo novas visões de vida e perspectivas diferentes.
|
Fonte: Acolher Instituto
|
Existem várias tecnologias que existem justamente para melhorar a o dia-a-dia de deficientes (podemos denomina-lá como
Tecnologia Assistiva) tanto em casa quanto no emprego, entre elas podemos citar:
Bengala Luminosa
Projeto que auxilia idosos e pessoas com mobilidade reduzida e com um nível baixo de visão, com o ápice de auxiliar os mesmo para andarem em locais com pouca iluminação ou nula, a bengala tem um peso de mais ou menos meio kilo e mede 80 centímetros, aproximadamente. A luz é produzida graças as pilhas e podem ser tanto ativadas quanto desativadas na parte superior da bengala (um pouco abaixo da parte em que colocam as mãos).
Pernas Robóticas
|
Fonte: HypeScience
|
O Rex (exoesqueleto robótico) foi desenvolvido para ajudar na locomoção de pessoas com paraplegia. Sendo assim, as pernas robóticas permitem que essas pessoas andem e até subam escadas. O controle é feito através de um joystick e os movimentos são alimentados por bateria recarregável, que dura aproximadamente duas horas. A roupa por der usada todos os dias, entretanto pesa cerca de 38kg.Mouse de Cabeça
|
Fonte: Civiam
|
É um dispositivo ligado a uma webcam que identifica os movimentos faciais e da cabeça para movimentar o mouse na tela do computador. Para funcionar os movimentos devem ser leves e para clicar é preciso abrir e fechar a boca, exclusivamente feito para pessoas com problemas de coordenação motora, ou que sejam paraplégicos nos membros, apenas necessitando do movimento da cabeça e da boca.Telefone para Surdos
Um sistema que permite a comunicação com qualquer dispositivo através da digitação de mensagens em um teclado. A Central de Intermediação Surdo Ouvinte processa as mensagens e direciona para a outra parte, facilitando assim a o entendimento das coisas pelos deficientes auditivos.
Mouse ocular
Recurso voltado, principalmente, para tetraplégicos, utiliza a movimentação dos músculos do globo ocular para controlar o cursor do mouse. O sistema consegue diferenciar sinais voluntários e involuntários evitando, dessa forma, que comandos errados sejam enviados.
Primeiramente, para utilização, são fixados eletrodos na face, e a pessoa controla o cursor movimentando os olhos e piscando. Um sistema processa os sinais e converte em comandos elétricos que são enviados para o computador.
Saiba mais em: 10 Tecnologias para deficientes
Eae, o que achou? acha que mesmo com todas essas evoluções, conseguiríamos aprimorar esse tipo de coisa?
Henrique, Edson - 2021
Comentários
Postar um comentário