Filmes 3D & 4D: o que é, no que inovaram e qual a diferença entre eles

 Será que o 3D e o 4D precisam necessariamente acabar e sair dos cinemas??



Filme 3D
  Primeiramente iremos falar um pouco mais da origem de cada um, o 3D (tridimensional ou 3 dimensões) é uma técnica que reforça a ilusão de percepção de profundidade em sequências de imagens, ou seja, filmes e até mesmo desenhos que passam na TV, usando claro a fotografia estereoscópica (o óculos que separam as cores Azul e Vermelho, para que quando coloquemos, as cores fiquem mescladas, dando a sensação de uma imagem tridimensional).
  Alguns filmes usam métodos de produção de 3D que não necessariamente precisam de equipamentos para transmitir a profundidade aumentada, por exemplo. O vídeo em 2K ou 4K em 2D juntamente da holografia também conseguem mostrar a percepção.

  O primeiro filme em 3D foi exibido em 27 de Setembro de 1922 (The Power Of Love), porém só ficou popular na década de 1950 no cinema americano, como foi algo que inovou a indústria do cinema, melhoraram esse tipo de ilusão ainda mais, minimizando a quantidade de pessoas que passavam mal, com náuseas, dores de cabeça e enxaqueca. Em 1980 e 1990 foi impulsionado pelo IMAX high-end e por locais temáticos da Disney.

Fonte: Mundo do Cinema

  O sucesso e a popularidade teve seu ápice após os anos 2000, para ser mais exato, na apresentação do filme Avatar no ano de 2009, e assim sendo mais comum e comum lançarem algum filme com esse sistema de ilusão, porém em 2011 já foi perdendo o seu potencial pois foi aproveitado de todos os jeitos e o público foi simplesmente perdendo o interesse, e assim o 4D ganhou mais força.


Filmes 4D
  O 4D já existia mesmo antes do 3D entrar em crise, mas era apenas usados em parques temáticos ou restaurantes temáticos, começou a entrar para a indústria de filmes no final de 2010 e no Brasil chegou em 2012, é um sistema que combina todos os aspectos do 3D e os melhoram, mas trouxeram a inovação de fazer efeitos de acordo com a cena que está passando, como por exemplo, vibração dos assentos, cheiro de algo que está sendo mostrado nas telas, vento, chuva, cair coisas do teto relacionadas ao filme, como folhas ou neve. Também usado o 4K para causar uma imersão maior aos telespectadores, possuindo o 5D, 6D, 7D, 8D, 9D, 11D e 15D, mas apenas mudam alguns aspectos para os diferenciá-los, dar a eles alguma variedade mesmo que seja pouco notável, mais como Marketing para chamar uma quantidade maior de pessoas mesmo.

  Nisso concluímos que o 4D é extremamente superior, já que além de aprimorar todos os aspectos do 3D, eles inovam mais ainda, dando cheiros, climas e iluminação para que o filme fique ainda mais imersivo e atrativo, chamando sempre mais pessoas para experimentá-lo.


Henrique, Edson - 2021

Comentários

Postagens mais visitadas