Biometria: Os tipos de reconhecimento de usuários
Os principais tipos de biometria, principalmente na vida profissional
Fonte: Alkasoft |
A biometria é uma tecnologia para reconhecer pessoas com muito mais facilidade e rapidez, o que vem ganhando muita força da década passada até agora, a segurança sempre foi algo bem valioso mas hoje em dia com fraudes e ataques hackers ficam expostos para todos então por isso a questão da segurança foi mais discutida justamente para evitar esse tipo de coisa.
Com a biometria a empresa tem muito mais controle sob todos os ambientes e das pessoas, como por exemplo, permitir que apenas um funcionário de alto cargo possa acessar algum setor ou parte da empresa que outros que possuem um cargo menor não tenham acesso, a mesma coisa serve quando o assunto é a informação, só aqueles de extrema confiança possuem acesso ou controle do mesmo.
As 5 biometrias mais famosas e mais usadas:
Reconhecimento por Voz
Isso não é novidade para ninguém, já que é algo que está no nosso cotidiano, as assistentes por voz (Assistente Google, Siri, Alexa) mostram que a voz é algo que pode facilitar suas tarefas, já que com apenas uma frase você pode acabar indo para o APP que deseja, ou que escrevam algo sem você mesmo precisar digitar, o único problema é que se você tiver algum problema na garganta ou algo que mude sua voz, pode acabar comprometendo o reconhecimento da sua voz e possivelmente falhando ele.
Reconhecimento de Retina
A biometria da retina é outro método seguro de reconhecimento, já que os vasos sanguíneos que são analisados, independente da idade nunca irá mudar, sem contar que cada vaso sanguíneo é único de cada indivíduo, o que aumenta ainda mais a confiança nesse meio de analise.
Com base nisso, acaba acarretando em uma dificuldade extrema para falsificações, já que o método é muito complexo, exigindo muita coleta e leitura dos dados, o único ponto negativo é que isso exige que o usuário olhe para uma luz de baixa frequência de infravermelho, algo que incomoda o olho em si.
Impressão Digital
De longe o reconhecimento mais famoso, antigo e econômico que usam. A confiança é extremamente alta pois assim como no Reconhecimento de Retina, as digitais se mantêm as mesmas pela vida inteira e são únicas de cada pessoa, não precisando atualizar dados com foto ou algo do tipo o que facilita e agiliza muita coisa, o único problema é quando a pessoa vai perder a impressão digital dela por uso demais dos dedos, por exemplo, acarretando em outro tipo de verificação para provar a sua identidade.
Reconhecimento Facial
O método que vem ganhando muita força nos últimos anos, onde a segurança é 100% sendo usados em Celulares e Tablets, para liberar o acesso em alguns APP's ou liberar funcionalidades do smartphone. Para uma melhor garantia de que o reconhecimento funcione, sempre mesclam esse fator com outro, como por exemplo a voz, ou a impressão digital enquanto seu rosto é analisado, para que você não seja confundido com outra pessoa que seja semelhante á você, ou se caso seus traços faciais mudarem, não há com o que se preocupar.
Reconhecimento de Íris
A membrana da íris também não sofre alterações ao longo da vida, por isso o reconhecimento por meio dessa característica é confiável. Além disso, é menos invasiva do que o reconhecimento por meio da retina. Um dos únicos pontos negativos é que o preço para implementar essa tecnologia é extremamente alta, então requer um alto investimento no mesmo, porém especialistas afirmam que essa será uma das biometrias mais usadas nos próximos anos, já que é uma das mais seguras que existe até então.
Henrique, Edson - 2021
Comentários
Postar um comentário